Siga-nos!

cultura

Biblioteca Nacional de Israel adiciona 1.500 manuscritos cristãos antigos online

Documentos, fotos e manuscritos antigos estão agora disponíveis gratuitamente no site da Biblioteca Nacional de Israel.

em

Fragmento do Manuscritos do Mar Morto (Foto: Reprodução/DQCAAS).

A coleção do Mosteiro de Santa Catarina, ao sul de Sinai, inclui itens do século XII. A biblioteca do mosteiro é consideravelmente mais antiga, fundada no século VI pelo imperador bizantino Justiniano, a primeira e acredita-se ser a mais antiga biblioteca de trabalho.

Segundo Israel 365 News, a mesma contém obras em várias línguas, incluindo grego, árabe, sírio, georgiano, armênio e muito mais, que os funcionários da biblioteca dizem ser um “tesouro” de texto relacionado ao cristianismo primitivo.

Além disso, o arquivo tem fotos do mosteiro e terras circundantes após a Guerra dos Seis Dias em 1967, juntamente com raras imagens coloridas filmadas por Jacques Soussana, um cineasta, fotógrafo e ex-funcionário da Biblioteca Nacional,

A esposa de Soussana recentemente doou o filme para a biblioteca, e ele foi digitalizado com a ajuda do Steven Spielberg Jewish Film Archive e da Cinemateca de Jerusalém.

“As imagens digitais desses manuscritos são realmente inestimáveis, particularmente para os estudiosos do cristianismo grego ortodoxo. Elas nos mostram como os manuscritos da coleção pareciam há mais de 50 anos e agora estão preservados com segurança e a longo prazo”, disse o Dr. Stefan Litt, o curador que supervisionou o projeto.

Israel inicialmente criou microfilmes de cerca de 1.600 manuscritos na década de 1960, depois de chegar a um acordo com o arcebispo ortodoxo grego e seguir um projeto semelhante de arquivamento conduzido pela Biblioteca do Congresso nos Estados Unidos.

Os microfilmes criados pela então chamada Biblioteca Nacional e Universitária Judaica estavam se deteriorando rapidamente, levando a Biblioteca Nacional, como é chamada atualmente, a empreender este novo empreendimento digital.

Trending