Siga-nos!

Mundo Cristão

Bíblia será traduzida em língua de sinais em 16 países

Conferência cristã arrecadou quase meio milhão de dólares para investir na tradução do Novo Testamento

Publicado

em

Publicidade

Durante a Conferência “Passion 2019” realizada nos Estados Unidos, foram arrecadados cerca de meio milhão de  dólares para a campanha de tradução bíblica “Esperança em todas as línguas”. Com isso, surdos de 16 países finalmente terão o Novo Testamento traduzido na língua de sinais.

Existem centenas de linguagens gestuais. No Brasil, por exemplo, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) já foi oficializada como “segunda língua nacional” e tem ganhado destaque no novo governo graças à primeira-dama Michelle Bolsonaro, que desenvolvia ministério com surdos na igreja evangélica que frequenta.

Ao contrário do que muitos pensam a linguagem de sinais não é universal. Cada país possui seu próprio sistema e nenhum deles tem uma tradução completa da Bíblia. Além disso, apenas 2% das pessoas surdas ao redor do mundo têm acesso aos Evangelhos em suas línguas de sinais.

De acordo com a Sociedade Bíblica de Surdos, conhecer a Bíblia toda é importante para uma compreensão mais profunda das Escrituras. Daí a importância desse investimento para o projeto.

A 21ª Conferência Anual Passion (Paixão), contou com a presença de Matt Chandler, Christine Caine e Chad Veach. Lecrae, Kari Jobe, entre outros cantores populares também colaboraram para o evento.

Iniciativa que emocionou a muitos

Publicidade

De acordo com o Christianity Today, as doações dos 40 mil alunos participantes da conferência serão direcionadas para a tradução de histórias do evangelho para surdos em 16 países: México, Cuba, Colômbia, Moldávia, Egito, Gana, África do Sul, Tanzânia, Etiópia, Sudão do Sul, Mianmar, Tailândia, Malásia, Filipinas, Japão e Rússia.

Nos últimos anos, a popular conferência estudantil de Louie Giglio levantou milhões para causas justas, mas essa foi a primeira vez que dedicou o evento para impulsionar traduções da Bíblia. A iniciativa emocionou a muitos.

Durante o evento, uma jovem de 21 anos que lidera estudos bíblicos para surdos em sua comunidade, nas Filipinas, orou em linguagem de sinais ao lado de um intérprete.

Como é feita a tradução em sinais

Depois de passar pelo processo de exegese, consulta e revisão das escrituras, as traduções em língua de sinais costumam ser gravadas em vídeo para que os surdos possam assistir, aprender e compartilhar as histórias em suas comunidades.

O YouTube ajudou os ministérios a alcançar os surdos com recursos visuais especializados para a educação das crianças, estudo da Bíblia e tradução de sermões.

Publicidade