Siga-nos!

vida cristã

Bible Journaling: a mais nova maneira de ler a Bíblia que está conquistando a internet

O propósito é tornar o momento devocional com Deus mais intimista e inspirador.

em

Gabriele Sauthier
Gabriele Sauthier criadora da página Falei com Amor (Foto: Reprodução/Arquivos Pessoais)

Foi procurando uma atividade para passar o tempo em casa com suas duas filhas durante a quarentena no ano passado, que a pastora da Igreja Bola de Neve de Tupã (SP), Jô Bonassa, encontrou o Bible Journaling e se apaixonou pela método que consiste em estudar as escrituras de maneira criativa; desenhando, pintando e fazendo anotações na própria Bíblia.

O propósito é tornar o momento devocional com Deus mais intimista e inspirador, expressando o que o Espírito Santo ministra em seu coração através de aquarelas, desenho a lápis, colagens e o que mais a criatividade mandar. O Bible Journaling está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e incentivando a leitura e o estudo da Bíblia.

Se relacionando com a Palavra através da arte

Bible journaling

Bible Journaling de Jô Bonassa (Foto: Reprodução/Arquivos Pessoais)

Quando a quarentena começou no início de abril de 2020, Jô Bonassa orou a Deus pedindo uma estratégia para entreter as duas filhas, Monique de 12 anos e Emanelle de 10. A pastora então teve a ideia de fazer um plano bíblico com as meninas e ao conhecer o Bible Journaling através do Pinterest, mãe e filhas passaram a desenhar em suas bíblias no devocional.

Jô lembra que bem nessa época no Brasil, muitas editoras começaram a publicar as Bíblias com espaço para anotações e desenho, então ela pode comprar três Bíblias para elas fazerem Bible Journaling. Bonassa conta ao Gospel Prime que a técnica de estudo incentivou suas filhas a lerem mais a Palavra de Deus: “Elas se apaixonaram pela Bíblia. Foi um presente de Deus no meio daquele ano tão conturbado. Uma descoberta incrível que fez do nosso 2020 um ano bem mais leve”.

A descoberta da nova tendência entre cristãos, também fez despertar o lado artístico de Jô Bonassa, que ela mesma já havia esquecido. A artista, que ganhara um concurso de desenho quando criança, se encantou pela técnica de aquarela no Bible Journaling. Pesquisando e treinando muito, ela conseguiu aprender a pintar com as tintas e começou a compartilhar seus desenhos no seu Instagram pessoal.

Suas artes fizeram tanto sucesso, que Jô acabou se tornando criadora de conteúdo digital de Bible Journaling no Instagram. Em sua conta no Instagram ela dá dicas para outras pessoas que querem aprender o método com aquarela e também trabalha em parceria com editoras cristãs.

Jô Bonassa diz que o Bible Journaling se tornou também um ministério, aonde ela pode evangelizar aqueles que ainda não conhecem Jesus, incentivar a leitura da Bíblia e ministrar aos corações através de seus desenhos. “Uma imagem fala mais do que mil palavras. Eu recebo muitos testemunhos de pessoas que se emocionam e são tocadas com as artes. É o que me empolga a continuar fazendo Bible Journaling”, relata a pastora.

Transformando sua Bíblia num diário devocional

Amanda Bravo

Amanda Bravo (Foto: Reprodução/Arquivos Pessoais)

2020 foi o ano em que o Bible Journaling explodiu no Brasil com o surgimento de centenas de criadores de conteúdo do nicho no Instagram e YouTube. Mas essa tendência já tinha chego ao país em 2018, através da artista Amanda Bravo, que foi a pioneira em conteúdo de Bible Journaling na internet por aqui.

A artista conheceu o método naquele mesmo ano em canais americanos e postou o seu primeiro vídeo sobre Bible Journaling no Youtube. Nesta época, o movimento do estudo bíblico criativo ainda não existia no Brasil e, por isso, a primeira Bíblia de Bible Journaling de Amanda foi uma edição em inglês, a única que ela encontrou adequada para a técnica.

Nas suas redes sociais, Amanda ministra tutorial de desenho e pintura em aquarela. Ela também passou a disponibilizar artes prontas para serem replicadas e ilustrações para colagem, por receber muitas mensagens de pessoas que diziam “Queria até tentar, acho lindo, mas não sei desenhar”. A artista relata que recebe muitos testemunhos de pessoas que começaram a fazer Bible Journaling e tiveram sua vida espiritual transformada.

Sobre o Bible Journaling estar ganhando força e espaço no Brasil, a ilustradora se diz muito feliz com este fenômeno, pois o considera uma ferramenta poderosa de aproximar as pessoas da Palavra de Deus. “O Bible Journaling é uma ferramenta poderosa para aproximar as pessoas da Palavra de Deus. Muitas encontraram o prazer de ler e fazer o seu devocional diário ao descobrirem a beleza que é deixar registrado na Bíblia aquele encontro com Deus!”.

Amanda lembra ainda que não existe certo ou errado no Bible Journaling e que não existe a exigência de ser uma obra de arte: “Sempre digo para os meus seguidores: não importa a forma que você irá fazer. Pode ser apenas escrevendo, marcando com post-its ou desenhando. O mais importante é ter o seu momento com Deus lendo a Palavra e deixar registrado ali o que o Espírito Santo ministrou no seu coração”. E conclui: “Por isso Bible Journaling não é só desenhar na Bíblia, mas é realmente transformar a sua Bíblia no seu diário devocional”.

Trabalhando por anos em Agências de Publicidade em SP, hoje a ilustradora usa seu dom artístico para atender apenas a demanda evangélica. A transformação de rumo em sua carreira aconteceu enquanto Amanda fazia missões nas comunidades ribeirinhas no Amazonas.

A experiência transformadora levou a artista a se questionar como estava aplicando seus dons e a enxergar que a publicidade como incentivadora de um consumo desenfreado não estava de acordo com a cosmovisão cristã. Então, depois de voltar da missão, Amanda decidiu se despedir de seu emprego e trabalhar com entidades cristãs. “Eu entendi que tudo tinha que ser por ele e para ele. E realmente coloquei isso como um propósito”.

Tendência no mercado editorial evangélico

O movimento do Bible Journaling cresceu tanto no Brasil nos últimos dois anos que as editoras cristãs começaram a publicar Bíblias com espaço para fazer Bible Journaling. Como a editora Thomas Nelson Brasil (TNB), que prevendo que a tendência chegaria ao Brasil – na TN nos EUA as bíblias mais vendidas eram as de Bible Journaling – lançou a “Sua Bíblia” com espaço para anotações em 2017.

Segundo o Diretor Editorial da TNB, Samuel Coto, atualmente a “Sua Bíblia” é a Bíblia que a editora mais vende. Entre 2019 a 2020, a venda cresceu em mais de 150%. Enxergando que o novo nicho é um mercado em potencial, a editora continua editando novas publicações para a prática e faz parceria com criadores de conteúdo de Bible Journaling, os chamados Embaixadores Thomas Nelson Brasil.

Falando a verdade com amor

Arte feita durante Bible journaling

Gabriele Shautier da página Falei com Amor (Foto: Reprodução/Arquivos Pessoais)

É o caso de Gabriele Sauthier da página Falei com Amor, que integra o time dos embaixadores da TNB. Com mais de 60 mil seguidores no Instagram, a bióloga de 27 anos, estuda a Bíblia diariamente com sua comunidade através de devocionais, planos de leitura bíblica e lives de Bible Journaling.

Vinda de uma família de designers e ilustradores, Gabriele cresceu com materiais de desenho a sua disposição e sempre foi incentivada a desenhar pelos seus pais. Ela teve o primeiro contato com o Bible Journaling pelo Pinterest em perfis gringos. E em Janeiro do ano passado começou a praticar o método na sua Bíblia e sentiu no coração de compartilhar os devocionais no Instagram

Gabriele orou muito a respeito para que seu projeto fosse algo para abençoar as pessoas: “Não tinha a pretensão de visibilidade, mas em realmente ajudar”. Buscando o nome para sua página, ela encontrou em Efésios 4.15 que diz “Falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo” a inspiração para “Falei com Amor”. “Eu acredito que conseguimos alcançar as pessoas falando com amor”, explica Gabriele.

A criadora do “Falei com Amor” disse que não esperava que sua página tivesse tanta repercussão e que se tornasse uma comunidade tão próxima para compartilhar a Palavra de Deus: “Quando chegou a 2 mil seguidores eu achei inacreditável porque era pra ser um cantinho meu”. Inclusive, o “Falei com Amor” tem um público infantil; muitos pais encontraram no Bible Journaling uma forma de estudar a Bíblia junto com os filhos e acompanham as lives de colagem da página.

Professores da Escola Bíblica Infantil também têm utilizado os materiais produzidos por Gabriele para ensinar seus alunos. A jovem acredita que o Bible Journaling é um método que se aprende muito e memoriza de forma mais fácil.

Para a jovem artista, foi o Bible Journaling que definiu sua constância na leitura bíblica: “Apesar de ter nascido e crescido num lar cristão, faltava a minha constância em estudar a Bíblia e fazer meus devocionais diariamente, porque pra mim era repetitivo. E foi através das colagens e dos desenhos que eu consegui ter o compromisso de fazer todo o dia. E se tornou tão prazeroso que hoje passo horas fazendo”.

A História do Bible Journaling

O Bible Journaling surgiu nos EUA como uma vertente da tendência do Bullet Journaling, uma prática de personalizar diário e caderno de anotações com papelaria e trabalhos manuais como a pintura, junto com o lettering, que é a arte de desenhar letras manualmente.

Mas, de acordo com a grife de papelaria cristã Fé Ilustrada, o Bible Journaling é um método mais antigo do que parece. Na época em que as bíblias eram copiladas à mão pelos monges copistas na Idade Média, esses verdadeiros artistas enfeitavam as páginas da Bíblia com arabescos ou ilustrações.

Mais tarde, pelo século 18, quando as bíblias eram livros raros, muitas famílias tinham o costume ter uma Bíblia com espaço para fotos dos familiares e anotações. Assim, cada família customizava sua Bíblia a sua maneira.

Jornalista formada pela UFRGS. Repórter da AD Guaíba, colunista do Blog Nam.orei e colaboradora do Blog Ultimato Jovem. Anunciando boas novas.

Trending