mundo
Basílica do Santo Sepulcro reúne seis denominações cristãs no mesmo local
Localizada em Jerusalém o templo é controlado por muçulmanos que queriam provar o domínio do Islã em relação ao cristianismo
A Basílica do Santo Sepulcro, igreja construída no local onde Jesus Cristo foi crucificado, em Jerusalém, é um exemplo de harmonia religiosa, mas em sua história há casos de desentendimentos, pois as chaves do templo estão nas mãos de uma família muçulmana e o espaço é dividido por seis denominações cristãs.
Monges armênio-ortodoxos, monges católicos, monges ortodoxos gregos e outros grupos tentam dividir o mesmo espaço, mas dificilmente eles entram em acordo quando o assunto são questões práticas do dia a dia como a limpeza da igreja. Fora isso, as procissões que acontecem diariamente provocam uma verdadeira competição para os ouvidos de Deus.
“É certamente difícil, para quem não está acostumado. Nós, que vivemos dentro, na verdade mal ouvimos. Este é o único templo cristão do mundo onde Igrejas orientais e ocidentais cultuam o mesmo Deus, sob o mesmo teto, ao mesmo tempo”, comenta o padre franciscano Fergus Clarke.
Em relação às chaves estarem com uma família muçulmana o padre explica dizendo que essa foi a forma encontrada por líderes do islamismo para provar a superioridade deles em relação ao cristianismo. “Eles fecharam todas as portas, menos uma, e assim podiam controlar a única entrada à igreja mais importante da Cristandade.”
Apesar de estarem acostumados em dividir o espaço, não é raro sair discussões, como aconteceu há três anos durante uma procissão de Páscoa quando monges ortodoxos gregos e armênios se enfrentaram aos socos. Na época, dois religiosos foram presos e dois hospitalizados.
A Basílica do Santo Sepulcro é visita por peregrinos do mundo todo que se emocionam ao passar por onde Jesus esteve sepultado. A emoção da viagem acaba fazendo com que a divergência entre os religiosos não seja percebida, mas ela existe. “Imagine se você colocar seis famílias numa mesma cozinha. Será preciso estabelecer diretrizes e limites. E se todos têm uma festa de aniversário no mesmo dia, ao mesmo tempo, naturalmente haverá divergência de opiniões”, exemplifica o padre.
Com informações DW World
-
vida cristã4 dias atrás
Antônio Costa mergulha moralmente em defesa de aborto: “Boçais”
-
vida cristã5 dias atrás
Quase um milhão de abortos ocorreram nos EUA em 2020
-
vida cristã5 dias atrás
Líderes reagem a decisão da Suprema Corte que derruba aborto nos EUA
-
vida cristã5 dias atrás
Vitória da Vida: Suprema Corte dos EUA revoga aborto no país
-
vida cristã4 dias atrás
“Deus decidiu, diz Trump sobre anulação do aborto nos Estados Unidos
-
vida cristã2 dias atrás
Felipe Neto diz que textos bíblicos são “coisas ultrapassadas”
-
vida cristã2 dias atrás
Atriz da Globo diz que engravidou após estupro e entregou bebê para adoção
-
cinema20 horas atrás
Filme da Disney com beijo lésbico tem fracasso nas bilheterias
-
política2 dias atrás
“A nossa nação tem promessas do Senhor”, diz Michelle Bolsonaro
-
vida cristã2 dias atrás
Governador que provocou derrubada do aborto nos EUA comemora
-
vida cristã21 horas atrás
Técnico vence processo na Suprema Corte por orar em campo
-
igreja perseguida15 horas atrás
Relatório mostra sofrimento de cristãos no Iraque