Siga-nos!

opinião

A asseidade de Deus

“… (Deus) pôs a eternidade no coração do homem (Ec 3.11)”.

em

“EU SOU O QUE SOU”. Esse foi o nome apresentado por Deus à Moisés quando esse o inquiriu, quando da ocasião em que Aquele se revelou a este em resposta ao clamor do povo por socorro. E disse mais…assim dirás aos filhos de Israel: o EU SOU me enviou a vós.

Em um primeiro momento, essa expressão “EU SOU” no hebraico, parece estar relacionada ao tetragrama YHWH (Yahweh) transliterado, Jeová, nome pessoal de Deus. Este aparece mais de seis mil vezes no Antigo Testamento. É uma apresentação que sugere a atemporalidade divina e o próprio Jesus fez uso do mesmo em João 8.58: “Antes que Abraão existisse “EU SOU”. Em sua raiz primitiva (hãyãh) é um que verbo significa ser, no sentido de existir e, Fazer-se.

Essa ponderação é introdutória à intenção desse texto. Eis aí uma evidência de que não era e nem nunca foi interesse de Deus provar sua existência para a humanidade, afinal, aqueles que escolherem nEle acreditar, o deve fazê-lo por fé “Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê (Hb 11.3) ”.

A existência de Deus é objeto de muitos questionamentos como: Deus existe? Quem o criou? Esse é um tema debatido por alguns…”Diz o louco em seu coração: Deus não existe (Sl 53.1) ”! Para os que creem a revelação natural, Romanos 1.20 e a especial, João 1.1,14, afirmam que “toda a criação e as manifestações de Deus respectivamente” são suficientes como prova.

“Deus existe de e por si mesmo”. Isso é a Asseidade de Deus. O dicionário online define asseidade como um conceito filosófico escolástico que se referia à natureza de um ser que existe por si mesmo e não precisa de outro para existir

[…] o fundamento e fonte eterna de seu ser em si mesmo, não sendo causado ou dependente de nenhum ser fora de si, e sendo, portanto, o ser absoluto e puro, que é também perfeitamente autossuficiente, e que não precisa de nenhum ser fora de si. […] Essa asseidade ou independência é verdadeira de Deus em toda a sua adorável essência, natureza, virtudes e vida. Em todas as suas virtudes ele é de si mesmo, o Absoluto. Em sua essência ele é o Eu Sou o que Sou (Ex. 3:14). Ele tem vida em si mesmo (João 5:26).  […] Ele é o criador não-causado dos céus e terra, o Senhor absoluto, que tem dentro de si o poder e a prerrogativa de governar todas as coisas de acordo com o conselho e propósito de sua vontade (Ef. 1:5, 11). (HOEKSEMA, Herman apud NETO, Felipe S. A).

Aprouve a Deus não deixar provas absolutas de sua existência. No entanto, há uma investigação científica em busca de evidências. Assim sendo discorrerei sobre algumas evidências científicas: “… (Deus) pôs a eternidade no coração do homem (Ec 3.11)”. Todo homem traz dentro de si elemento característico da espiritualidade, fé, por exemplo. Até o ateu manifesta instintivamente.

No que diz respeito à fé, 98% das pessoas ao longo da história, em diferentes culturas, civilizações e continentes acreditam em Deus ou numa mente superior, o que indica que algo causa essa crença.

No documentário Provando a Existência de Deus, apresentado no History, o dr. Dean Hamer, biólogo molecular do National Institutes of Healt afirma que a crença em Deus está codificada no DNA humano.

Ele atesta que em sua pesquisa com sujeitos humanos ele fez uso de um questionário de personalidade que incluía um item por nome “autotranscedência” definido por ele como a inclinação de ver o mundo maior e mais amplo do que o visível, um mundo de espiritualidade além do reino físico do dia a dia. O referido doutor afirma ainda que a religião é desenvolvida pelo meio em que vive o indivíduo, porém, a espiritualidade tem a ver com a genética. Ele cruzou dados de diferentes pessoas (2 mil), inclusive ateus e, após selecionar um grupo de genes em busca de algo que se relacionasse com consistência com o nível de autotranscedência descobriu um tipo de gene associado à espiritualidade (VMAT2), o Transportador de Monoamina Vesicular, simplificando, “gene de Deus”.

Isso é evidência de que Deus está constituído no código genético humano, agindo em nosso cérebro na equilibração dos neurotransmissores que regulam o humor e a percepção alterando as respostas emocionais. A ciência apenas confirma o que a Bíblia já mostra: Deus criou o homem e é natural que este retorne a sua origem “E o pó volta à terra, como o era, e o espírito volta à Deus que o deu”.

Bibliografias:
A Asseidade de Deus, Ver. Herman Hoeksema. Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto
Bíblia de Estudo Palavras Chave
Teologia Sistemática – A Bíblia, Deus, a Criação.

Bacharel em Teologia pela FAETEL - Faculdade Teológica de Ciências Humanas e Sociais Logos, São Paulo e; graduando em Psicologia (2017) e Pós-graduando em Didática do Ensino Superior (2017), FACIMED - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, RO.

Trending