Siga-nos!

igreja perseguida

Ascensão do Talibã se torna “grande perigo” para os cristãos no Afeganistão

Com o prazo próximo da saída de todas as tropas americanas do solo afegão, cristãos correm ainda mais riscos.

em

Terroristas do Talibã
Terroristas do Talibã (Foto: Rahmat Gul/AP)

O Fundo Barnabas que monitora a perseguição aos cristãos em todo o mundo, alertou sobre o grande perigo que os seguidores do Cristianismo estão correndo no Afeganistão, em meio a ascensão do Talibã.

Cristãos afegãos, quase todos convertidos do Islã ou filhos dos convertidos, “são muito propensos a serem mortos” se pegos pelo Talibã, que aplica a lei islâmica (sharia) literalmente.

“Embora a escola Hanafi da sharia, que predomina no Afeganistão, especifica a morte apenas para apóstatas homens e adultos do Islã (com prisão para apóstatas mulheres sãs e adultas), o histórico do Talibã de uma interpretação ultra-estrita da sharia significa que é muito provável que eles matem todos os apóstatas, homens e mulheres, e provavelmente seus filhos também”, disse o fundo sediado no Reino Unido declarou.

Antes mesmo  da tomada do Talibã, cristãos eram considerados traidores na República Islâmica do Afeganistão. O país é 99% muçulmano, sendo 90% sunita e os outros 9.7% xiita.

As Nações Unidas documentaram 8.820 vítimas civis no Afeganistão em 2020, incluindo 3.035 mortes, e alguns dos ataques mais brutais tendo como alvo minorias religiosas.

Terroristas antigoverno,  incluindo o Talibã e um ramo local do Estado Islâmico (ISIS), foram culpados pela violência e jihadistas reivindicaram a responsabilidade por muitos dos ataques mais mortais

Como ponto de referência, a ONU informou que o Talibã foi responsável por 45% das baixas civis. De acordo com a Barnabas Fund, cristãos que desejam  fugir do Afeganistão após a revolta talibã enfrentaram uma provação angustiante.

“Chegar até o aeroporto significa negociar muitas barreiras do talibã em Cabul, cada uma literalmente uma questão de vida ou morte para cristãos. O processo de chegar até o aeroporto envolve se misturar com milhares de afegãos muçulmanos também tentando fugir do país pelo ar”, disse.

Segundo o Breitbart, com a aproximação do prazo do dia 31 de agosto, quando o resto das tropas americanas serão retiradas, veio a notícia de que nem todos serão capazes de ser evacuados nos dias que restam.

Todos os cristãos que ainda esperam no aeroporto correm o risco de serem expostos enquanto o Talibã assume o controle do aeroporto assim que as tropas americanas deixarem o local.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending