Siga-nos!

estudos bíblicos

As consequências do pecado de Davi

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical da Lição 11 do trimestre sobre “O Governo Divino em Mãos Humanas – Liderança do Povo de Deus em 1º e 2º Samuel”.

em

III. As consequências do pecado de Davi

1. As consequências pelos pecados cometidos

O pecado de Davi fora perdoado porque ele demonstrou arrependimento genuíno. O texto de 2Samuel 12 é muito breve quanto ao registro da confissão de Davi (“Pequei contra o Senhor” – v. 13), porém, como se pode ver no Salmo 51, o rei Davi humilhou-se profundamente diante do seu Deus de quem obteve o pronto perdão.

Mas a despeito do perdão de Deus, Davi amargou as consequências de seus erros, e isso serve-nos como uma grande Lição para quando o pecado sussurrar aos nossos ouvidos: “Você pode ser perdoado por Deus depois”. Deus perdoa, se há arrependimento verdadeiro, entretanto, será que vale a pena sofrer as consequências do pecado? Teria Davi preferido pecar para depois se arrepender, se ele tivesse medido as consequências de seus atos previamente e visto a desgraça que se instauraria em sua família? Com certeza não. O pecado não vale a pena!

O prenúncio de Natã quanto às desolações que abateriam Davi, sua família e seu reino está registrado com detalhes entre os versículos 10 a 14 de 2Samuel 12. É pertinente a nota de rodapé constante na Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal quanto ao cumprimento deste prenúncio:

As previsões desse[s] versículo[s] tornaram-se realidade. Porque Davi matou Urias e roubou sua esposa, (1) o assassinato tornou-se uma ameaça constante em sua casa (13.26-30; 18.14,15; 1Re 2.23-25); (2) os membros de sua família rebelaram-se contra ele (15.13); (3) suas esposas foram trazidas a outro, à vista de todos (16.20-23); (4) e seu primeiro filho com Bate-Seba faleceu (12.18). Se Davi imaginasse as terríveis e dolorosas consequências de seu pecado com certeza não teria procurado prazeres tão efêmeros.

Bem dizia Jair Pires, numa de suas canções mais populares na década de 1990:

Se o pecado doesse
Muitos não pecariam
Preferiam a Deus
Assim seria melhor

Mas ele vem de mansinho
Sempre dando jeitinho
Deixa a gente no pó[3]

Desde o Éden, o pecado tem se demonstrado assim: prazeroso a princípio, mas pesaroso ao fim; sigiloso no início, mas escandaloso no final! O pecado não dói enquanto o ato está sendo consumado, mas depois deixa culpa, vergonha e profundas feridas no coração e na alma. Como canta Victorino Silva, em seu hino “Consequências”,

O pecado mata o corpo e fere a alma,
Suas consequências fatalmente são cruéis…

2. Davi, o rei fraco no seu próprio lar

O comentarista da Lição, pastor Osiel Gomes, é muito contundente neste ponto. Ele afirma: “Davi foi um grande líder para Israel, mas um péssimo pai de família”, e no final acrescenta: “Não adianta realizarmos grandes conquistas eclesiásticas [isto é, na igreja], ou financeiras, tendo um lar desestruturado”. Nas palavras do pastor Josué Gonçalves, terapeuta familiar, nenhum sucesso justifica o fracasso de uma família!

De fato, dentre todos os filhos de Davi, o único que vemos receber dele boa orientação é o herdeiro do trono, Salomão, ainda que este no final de sua vida tenha praticado reiterados pecados de idolatria (certamente diferente de seu pai Davi, que, apesar de ter pecado, não incorreu nos mesmos erros com frequência).

Em Adonias, filho que Davi teve com Hagite, vemos um típico caso de indisciplina. Cobiçando este filho o trono de seu pai que este já era velho, e arquitetando para tomar o reino, Adonias não sofreu nenhuma repreensão paternal. Antes, declara o texto bíblico que “jamais seu pai o contrariou, dizendo: por que procedes assim?” (1Re 1.6). Ou seja, Davi nunca questionou, nunca confrontou, nunca repreendeu seu próprio filho Adonias, que o ameaçava. Nas palavras de Charles Ryre, “Adonias era um filho mimado”[4].

Também os capítulos 14 a 17 de 2Samuel demonstram como Davi se sentia enfraquecido e até mesmo amedrontado diante das ambições de seu próprio filho Absalão (assunto que será melhor detalhado na Lição 12). O Davi que outrora enfrentara urso, leão e até o gigante filisteu, além de exércitos inimigos, agora se vê incapaz de gerenciar sua própria casa e ordenar sua própria família, encaminhando-a pela justiça, retidão e obediência ao Senhor.

Que nenhum de nós inverta as prioridades: primeiro Deus, segundo nossa família, terceiro igreja, trabalhos e demais serviços e ocupações. Sempre que colocamos nossa família no final desta lista de prioridades acabamos amargando semelhantes aflições as de Davi. O problema de muitas igrejas e da própria sociedade em geral são famílias esfaceladas, destruídas, convivendo em desarmonia constante, enquanto muitos pais e mães de família estão demasiadamente ocupados com o ativismo profissional ou mesmo com o ativismo religioso.

Pode uma igreja estar saudável enquanto as famílias estão adoecidas? Pode haver ordem e progresso numa sociedade onde os lares estão cheios de perturbações sociais? Coloquemos em ordem nossa casa, se queremos de fato uma igreja avivada e uma sociedade transformada!

Conclusão

Mais que mera descrição do erro e do castigo sofrido por Davi, esta Lição de hoje deve levar-nos a refletir seriamente sobre as consequências do pecado. Do nosso pecado! Deus não aliviará a mão do castigo de sobre nós, se negligenciarmos a santificação diária, nos entregarmos aos prazeres carnais e endurecermos nosso coração para o arrependimento. Ninguém escapará das consequências do pecado, ainda que todos possam livrar-se da culpa, desde que se permitam serem confrontados e tratados em seu alma.

Para adquirir o Ebook acima, pagando no cartão ou boleto, clique aqui: EBOOK DE TIAGO ROSAS

____________

Referências

[1] H. A. G. Blocher em Novo Dicionário de Teologia Bíblica, Vida, p. 1011

[2] Dicionário Vine, 7° ed., CPAD, p. 220

[3] Música O pecado não dói, de Jair Pires

[4] Charles Ryre. Bíblia de Estudo Anotada Expandida, Mundo Cristão.

Páginas: 1 2 3

Casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de quatro livros.

Trending