Siga-nos!

arqueologia bíblica

Arqueólogos descobrem peso do período do Templo que prova precisão Bíblica

“Peso falso” descoberto em escavação é citado múltiplas vezes na Bíblia.

em

Peso da época de Jesus - ELIYAHU YANAICITY OF DAVID
Peso da época de Jesus (Foto: Eliyahu Yana/City of David)

Arqueólogos israelenses descobriram um peso utilizado para o comércio na antiga Jerusalém que os estudiosos acreditam ter sido usado para enganar outros comerciantes.

Descoberto na seção norte da cidade de Davi adjacente à Cidade Velha de Jerusalém e datando de 2.700 anos atrás até o período do Primeiro Templo, o peso tem apenas 12 mm. de altura e 14 mm. de diâmetro.

É o segundo de seu tipo que foi descoberto dentro de Israel, tendo sido cortado de calcário duro, o achado apresentava gravuras implicando que ele tem um peso de dois gerah ou, 0,944 gramas.

No entanto, o peso não pesa dois gerah, ao invés disso, os pesquisadores descobriram que ele pesava pelo menos 3,61 gramas, mais de três vezes o previsto.

Os pesquisadores Hagai Cohen Kolonimus e Eli Shukron, da Universidade Hebraica de Jerusalém, dizem que a explicação provável é que quem usou o peso no comércio estava usando-o para fraudar as pessoas.

Esses tipos de golpes são extensivamente descritos na Bíblia, onde a prática é duramente criticada.

Em Deuteronômio 25:13, por exemplo, lemos: “Não terás em tua bolsa duas espécies de pesos, uma pedra grande e uma pequena”.

A proibição foi enfatizada em passagens posteriores: “Tenham pesos e medidas exatos e honestos, para que vocês vivam muito tempo na terra que o Senhor, o seu Deus, dá a vocês” (Deuteronômio 25:15).

Também encontramos uma citação em Provérbios: “O Senhor detesta pesos adulterados, e balanças falsificadas não o agradam” (Provérbios 20:23).

De acordo com Israel 365 News, as conclusões completas desta escavação serão publicadas como parte do livro da Conferência de Pesquisa da Cidade de David do Instituto Megalim.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending