Siga-nos!

educação financeira

Aposentadoria: melhor prevenir do que remediar

Ninguém está livre de problemas e provações da vida, mas é melhor prevenir do que remediar.

em

Olá, irmãos! Na coluna de hoje quero tratar sobre um tema que, infelizmente, ainda não é muito discutido: aposentadoria. Deus criou o universo e descansou no último dia, como mostra o livro sagrado da Bíblia. Todos nós temos direito ao descanso, no entanto, quando se fala em longo prazo, não basta merecimento; é preciso planejamento.

A previdência social se encontra em crise e vejo muita gente que ainda projeta depender do INSS para viver o futuro, mesmo sabendo da realidade de um país onde mais de vinte milhões de aposentados não conseguem manter um padrão de vida confortável.

Por isso digo que a aposentadoria deve ser tratada como um sonho. Assim como para qualquer objetivo, precisamos nos programar, saber todos os detalhes – nesse caso, com qual renda mensal pretende se aposentar, com quantos anos e a quantia que poderá poupar por mês para que consiga realizar.

Colhemos o que plantamos, portanto, agora que ainda temos pique para correr atrás, precisamos garantir a tranquilidade de um futuro próspero e sustentável financeiramente, com muito esforço, trabalho e planejamento, afinal de contas, na fase em que decidirmos parar de trabalhar, querendo ou não, diminui-se a renda e aumentam-se os gastos, especialmente com saúde.

Não quero dizer com isso que não se deve ter a previdência social, muito pelo contrário, é um direito muito importante do trabalhador, mas que é mais importante ainda fazer uma previdência complementar privada. A minha recomendação é de que devemos estipular, no mínimo, 10% dos nossos rendimentos mensais a serem guardados mensalmente numa conta de investimentos com características de longo prazo, para essa aposentadoria.

Fazendo isso com disciplina e sempre seguindo o caminho da , não há nenhuma situação adversa que você não possa enfrentar. Ninguém está livre de problemas e provações da vida, mas é melhor prevenir do que remediar. Vamos nos preparar para um futuro sustentável financeiramente!

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Reinaldo Domingos está à frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin –www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

Trending