Siga-nos!

israel

Após 12 anos, Netanyahu deixa o poder em Israel

O Likud prometeu que irá fazer a transferência do governo de forma pacífica.

em

Benjamin Netanyahu - Sebastian Scheiner
Benjamin Netanyahu (Foto: Sebastian Scheiner/AP)

Neste domingo (13), o Knesset, parlamento de Israel, aprovou à coalizão montada por Yair Lapud, líder do Partido Yesh Atid, de centro, juntamente com Naftali Bennett, do Yamina, de direita, colocando o fim do poder de Benjamin Netanyahu, que durou 12 anos.

Esse novo governo será formado por um grande grupo que compõe desde nacionalistas judeus de direita a políticos árabes-israelenses.

A votação foi apertada, a aliança conseguiu a maioria de 60 votos a favor, 59 votos contra e 1 abstenção.

O objetivo da coalizão era derrubar o premiê israelense que mais durou no país, Netanyahu.Lapid conseguiu formar o grupo depois que Bennet declarou apoio, contando assim com partidos e a minoria árabe, no último 30 de maio.

Para formar a aliança, Lapid e Bennett fizeram um acordo, eles dividirão o cargo de primeiro-ministro, primeiramente Bennet ocupará o cargo nos dois primeiros anos, em seguida Lapid nos últimos anos.

Partido islâmico agora faz parte da coalizão que governa

Pela primeira vez na história um partido árabe islâmico irá fazer parte da coalizão governista em Israel, pois o acordo incluiu a Lista Árabe Unida. O partido de Naftali, o Yamina, tem somente 7 das 120 cadeiras do Knesset.

O partido de Netanyahu, Likud, se comprometeu a fazer uma transição pacífica de governo, principalmente após dois anos de crise política.

Caso a aliança não fosse aprovada, os israelenses teriam que votar novamente em uma quinta eleição em um período de pouco mais de dois anos.

Mesmo assim, o primeiro-ministro tentou pressionar os comandantes da coalizão para desertar e se juntar ao seu grupo de religiosos e nacionalistas.

“Estamos testemunhando a maior fraude eleitoral da história do país”, disse Netanyahu aos parlamentares do Likud no último domingo, segundo o Estadão.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending