Siga-nos!

devocional

A receita divina do óleo da unção

É essencial compreendermos que é por meio dEle que foi derramado um óleo sobre nossas vidas.

em

Ramos de uma oliveira (Emre Gencer / Unsplash)

Nesse mundo, já dispomos de todas as qualidades de receitas para elaborarmos excelentes banquetes. Isso sem citarmos os ingredientes comportamentais que são disponibilizados pelos coaching que teoricamente nos auxiliariam a vivermos um tempo mais simples. Mas porque introduzo esse devocional compartilhando sobre “receita de bolo” num padrão “Luluzinha”?

O motivo é que no passado, na pendência de compartilhar uma reflexão com a igreja do Senhor, eu pude experimentar dentro do nível espiritual, que existem ingredientes para compor uma verdadeira unção de Deus. O “chef” me revelou essa verdade posto que eu sempre fui “enganada” com jargão humano durante longos tempos, e eu explico.

Quando eu visitava as denominações (distintas da que eu era membro) eu costumava ouvir e reproduzir que um (a) irmão (ã) era “cheio de unção” baseado somente na manifestação dele na congregação dos justos, ou seja, na maneira intrépida como ele pregava; ou como ele ousadamente profetizava; ou como cantava muitas vezes só nas línguas dos anjos; ou quando a sua oração me permitia experimentar um “arrepio”.

Isso me frustrava um pouco porque eu não tinha aquelas capacidades específicas e me questionava onde estava minha “unção” perante Deus?

Como quem busca e lê a palavra pode ser reedificada, isso me ocorreu para que hoje eu pudesse estar nesses ditos como profetiza na vida de vocês. No antigo testamento, o óleo era especial para consagrar pessoas e objetos para uma missão de Deus. Mas não necessariamente as missões que você está costumado a ouvir falar.

Em Êxodo 30:22, o Pai nos mostra através de uma conversa com Moisés, como deveria ser composto o perfume que ungiria a tenda da congregação e a arca do Testemunho, dentro outras especificidades do local. Com isso eu percebo que, unção é elaborada, têm uma mistura, uma habilidade, uma medida certa direcionada por um perfumista diferenciado.

Segundo as escrituras, deveria ser incorporado ao azeite de oliveiras, a mais pura mirra (maior porção), canela aromática, cálamo aromático e cássia, cada uma em uma quantidade equilibrada. Como uma excelente curiosa, eu fui pesquisar um pouco mais sobre essas especiarias, porque eu compactuo da ideia de que na Bíblia não há letra a mais nem palavras vãs inseridas em seus textos. Para minha surpresa, o Senhor me trouxe um ensinamento incalculável acerca de “unção” e naquela ocasião, eu recebi um fio relevante do óleo sendo derramado sobre minha cabeça a fim de que eu cumprisse uma missão. Pois vamos lá.

Mirra

A Mirra é uma planta espinhosa, medicinal e fortemente utilizada, dentro outras funções, como cicatrizante, anestesia e tratamento rejuvenescedor. Para extrair a pureza da matéria-prima é necessário que o seu caule sofra inúmeros golpes até que saia uma resina branca. Somado a isso, a árvore resiste ao sol do nordeste africano e pode crescer até cinco metros de altura.

Por isso, nem sempre as pancadas e desertos que sofremos durante nossa trajetória é “perseguição” demoníaca. Desconstrua isso na vida hoje, através da ilustração dessa guerreira. Os pesares e batalhas diárias fazem parte do nosso processo de maturidade e assim como a mirra, podemos ser usadas para fins terapêuticos com intuito de sanar dores e sangramentos alheios.

Cresceremos, ainda que seja debaixo de sol escaldante, desde que para exercer a missão divina de renovação (a nossa e consequentemente, dos outros). As nossas fissuras cicatrizadas devem servir para encorajar outras pessoas consumidos por aflições similares a que vivemos. E mais, ainda que abertas, deve servir para nos dar força para atravessarmos as nossas.

Abandono as contas das pessoas que tive que “levantar” quando eu estava caída naquela mesma tristeza. Mas elas procuravam Aquele que eu tenho e eu não poderia deixar aquela oportunidade suceder. Minha dor ficava escondida até eu cumprir a meta pela que estava sendo ungida.

Uma curiosidade particular da mirra é que ela cresce em mata e prefere solo bem drenado para se desenvolver, ou seja, a água não tem dificuldade para se infiltrar e preencher os espaços porosos e percolar. Um ungido por essa verdadeira essência, tem Jesus como seu melhor amigo e por isso, eles são íntimos. E Ele como rio de água viva não encontra barreira para encharcar esse solo porque este entendeu que na vida teria suas aflições. Se nunca te disseram isso, ensinaram o evangelho “oba-oba” que nos aprisiona a um lugar de estagnação espiritual. Por essa razão, se levante desse ambiente e tome sua posição de mirra, espinhosa sim, antisséptica sempre.

Canela

A canela aromática também tem lindas propriedades. Além de medicinal, ela é também alimentícia. Sem falar do cheiro que ela exala. Pode crescer até 10-15 metros devido a natureza da sua raiz e pode ser facilmente encontra nos mercados.

Conseguiram se ver? Os ungidos exalam o bom cheiro de Cristo e alimentam os necessitados seja com cinco pães e dois peixinhos estendendo suas mãos (João 6:9; 1Reis 17:8-18), seja com uma palavra doando tudo que tem (Atos 3:6). Isso sem falarmos em sua firmeza, devendo ser o espelho do alicerce de nossa vida Cristã. Não podemos mais coxear em dois pensamentos. A volta de Jesus está super evidente e isso deixou de ser papo de “crente” desde a criação da nação de Israel. E eu digo mais, a reposição da humanidade em tempo de Covid-19 (ver texto que escrevo sobre isso) nos chacoalha a refletirmos sobre esse retorno com mais cautela.

Cálamo

Já o cálamo aromático é uma planta pequena, aquática e rara. É usada para purificação da água que seria consumida, assim como também tem indicação cicatrizante. O seu cheiro é agradável, assemelha-se a tangerina, mas seu sabor é amargo e picante, ainda que possua flores. As folhas têm forma de espada de dois gumes, são compridas e estreitas.

Assim como a erva, somos singulares para nosso Pai, preparadas para uma guerra pois a nós nos foi liberada uma espada (Bíblia) que nos capacita para qualquer batalha, basta sabermos manuseá-la. Para isso, como todo guerreiro, precisamos de treinamento e dedicação durante esse período, e assim, estarmos prontos a enfrentarmos os dardos inflamados da vida.

Lembrando que sempre devemos exalar o cheiro do nosso amor e assim as feridas de amargura que foram causadas por palavras “malaguetas”, liberadas durante nossos relacionamentos quebrados, serão todas cicatrizadas.

Cássia

Dai vem a cássia, uma planta também chamada de “chuva-de-ouro”, que limpa, ornamenta e perfuma ao mesmo tempo qualquer ambiente. Seu caule é elegante e ainda que isolada ela chama atenção de todos no meio do jardim durante sua floração.

No resto do ano ela também não fica para trás, pois fornece uma sombra fresca, sem ser muito densa. Pode ser plantada em calçadas pois não apresenta raízes agressivas.

Ela é indicada também para tratamentos de ansiedade e envenenamentos apesar de ser “venenosa”. Com essa árvore, eu aprendo que um ungido tem postura.

Ele desintoxica vidas sendo um antídoto eficaz por entender exatamente o grau de maturidade do outro, exercendo compaixão. Nela, encontramos a impressão do Pai através do repouso e posição de destaque por sua natureza “perfumada” e reluzente como o minério pela qual é conhecida.

Sabe que é falha, mas não potencializa fraquezas e reações diante dos ambientes rígidos que estão plantadas. Pelo contrário, ornamenta qualquer sítio.

Azeite

Por fim, o azeite. Plantando no calor, essa especiaria reduz o risco de infarto, sendo, pois, excelente para o coração. Na bíblia, o azeite simboliza a presença do Espírito Santo, que faz templo e morada o nosso corpo. Dentro de cada um foi colocado o ingrediente principal e a partir dele, os demais que compõe a verdadeira unção.

Com isso posso concluir que, ungir significa separar uma pessoa para uma missão específica no reino de Deus. Baseado nisso, creio que ungido mesmo só Jesus, consagrado para nos salvar de nossos pecados.

O seu próprio nome Messias em hebraico e Cristo em grego significam “Ungido”. Assim sendo, devemos conhecê-lo e nos assemelharmos em sua postura, nos relacionarmos nos seus moldes e exalarmos o seu cheiro.

É essencial compreendermos que é por meio dEle que foi derramado um óleo (unção) sobre nossas vidas. Somente após, é que toda as ervas que nos foi composto, nos torna crente para servir a Deus em dedicação, pelo poder do Espírito Santo.

Assim, só podemos pregar boas-novas aos pobres, proclamar liberdade aos presos, recuperar vista aos cegos, liberar oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor no modelo Jesus (Lucas 4:17-22) se fomos ungidos com a verdadeira receita “de unção” ditadas pelo próprio perfumista.

Larissa Fabiana do Amaral Pereira é advogada, membro da igreja Bola de Neve em Mossoró (RN). Uma das idealizadoras do ministério Preciosas e ex-aluna do Instituo Teológico Detrás das letras, na Suíça.

Trending