Siga-nos!

Estudos Bíblicos

A mordomia do corpo

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical da Lição 2 do trimestre sobre “Tempo, Bens e Talentos”.

Tiago Rosas

em

Homem orando num bosque. (Photo by Naassom Azevedo on Unsplash)

2. Pecados contra o corpo

Quando falamos de pecado, falamos daquilo que é ofensivo a Deus e que é contrário à sua vontade. Mas por que falar em pecado contra o corpo se o corpo é nosso? É que na verdade – e aqui reside o ponto fundamental desta Lição – o corpo é nosso porque a vida reside nele, todavia, do Criador continua sendo a propriedade sobre nosso corpo. Eis a razão porque Ele pode dar a vida e também tirá-la, pode curar, mas também fazer a ferida… Porque tudo lhe pertence! (Dt 32.39).

Logo, é arrogante os protestos feministas desta geração libertina que reclama “Meu corpo, minhas regras”. O corpo nos foi dado pelo Criador e dele são as regras para o uso devido deste corpo. Sua Palavra nos ensina como fazer a mordomia do corpo, e ignorá-la ou desobedece-la acarretará em punição da parte de Deus, que julgará a cada um segundo as suas obras (Rm 2.6-10). Especialmente aquele que passou pela conversão, precisa entender que seu corpo é templo de Deus e que “não sois de vós mesmos” (1Co 6.18).

São muitos os pecados que o homem comete no corpo e contra o corpo, não raro colocando-o sob risco de deformações, enfermidades, possessões demoníacas e até mesmo da morte. Cuidemos para não emprestar os membros de nosso corpo a estas práticas nocivas, como: imoralidade sexual (fornicação, adultério, prostituição), sensualidade e indecência, gestos obscenos, agressão física contra outras pessoas, agressão física contra si mesmo (automutilação), glutonaria, vícios (drogas e bebidas alcoólicas), tatuagens [clique e LEIA], extravagâncias no estilo pessoal (cortes de cabelo exagerados, excesso de adornos ou maquiagens que contrariam o princípio da simplicidade e da modéstia).

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de quatro livros: A Mensagem da cruz: o amor que nos redimiu da ira (2016), Biblifique-se: formando uma geração da Palavra (2018), Reflexões contundentes sobre Escola Bíblica Dominical (versão e-book, 2019), e Poder, poder pentecostal: reafirmando nossa doutrina e experiência, à luz das Escrituras Sagradas (lançamento previsto para final de 2019).