Siga-nos!

Estudos Bíblicos

A mordomia do corpo

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical da Lição 2 do trimestre sobre “Tempo, Bens e Talentos”.

Tiago Rosas

em

Homem orando num bosque. (Photo by Naassom Azevedo on Unsplash)

2. A estrutura do corpo humano

O corpo humano é uma máquina poderosíssima, cheia de engrenagens e nanopartículas cujo trabalho simultâneo garante o funcionamento dos nossos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar), além da expressão de nossos sentimentos, vontade e intelecto. O descuido, porém, desta grande máquina ou o seu mau uso para fins que não aqueles pretendidos pelo Criador, acarretam avarias, inutilização e destruição! O pecado, por exemplo, pode trazer deformidade ao corpo. Veja que ao homem outrora paralítico, mas agora curado, o Senhor lhe deixou esta advertência: “Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior” (Jo 5.14). Não podemos desrespeitar o manual do Fabricante!

Jesus afirmou aos seus discípulos que “até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados” (Mt 10.30). Isso não é uma hipérbole (figura de exagero), mas uma afirmação literal quanto ao perfeito conhecimento que Deus tem da estrutura do nosso corpo e das nossas necessidades pessoais. Cientistas dizem que uma pessoa entre 20 e 30 anos possui aproximadamente 150 mil fios de cabelo em sua cabeça – nosso Deus, o Criador, sabe este número com exatidão, em cada cabeça dos mais de 7 bilhões de habitantes do planeta terra!

A ciência tem algumas informações interessantes a nos passar sobre a estrutura do corpo humano. Embora nossa aula na EBD não seja de biologia ou genética, são informações úteis para levar-nos a uma percepção semelhante aquela de Davi: de um modo especial e admirável fomos formados!

O organismo humano constitui-se de 216 tecidos organizados no esqueleto que possui 206 ossos; “O cérebro tem um trilhão de células nervosas e seus sinais trafegam ao longo dos nervos até um máximo de 360km/h: uma mensagem enviada da cabeça para o pé chega em 1/50 de segundo […] o cérebro de um homem pesa 1,4 kg; o cérebro de uma mulher pesa 1,25 kg”. A organização do corpo humano é extraordinária e nem sempre é percebida pelo homem comum. O corpo humano tem 70% de água; tem 96.500 km de veias e artérias; tem 10 bilhões de vasos capilares; há 100 trilhões de células no corpo; o DNA é uma fábrica supercomplexa, que contém o código da vida. [3]

Estamos plenamente convencidos de o corpo humano, com toda esta complexa estrutura, jamais poderia ser fruto da evolução e de processos não-dirigidos. Ninguém jamais admitiria que um simples bolo de chocolate sobre a mesa apareceu ali após milhões de anos de evolução e mistura não dirigida dos ingredientes que o compõe. Por que deveríamos ser céticos o bastante ou ingenuamente religiosos evolucionistas para acreditar na evolução das espécies? Nas palavras de Norman Geisler, “não tenho fé suficiente para ser ateu”.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de quatro livros: A Mensagem da cruz: o amor que nos redimiu da ira (2016), Biblifique-se: formando uma geração da Palavra (2018), Reflexões contundentes sobre Escola Bíblica Dominical (versão e-book, 2019), e Poder, poder pentecostal: reafirmando nossa doutrina e experiência, à luz das Escrituras Sagradas (lançamento previsto para final de 2019).

Publicidade