Siga-nos!

estudos bíblicos

A mordomia da família

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical da Lição 4 do trimestre sobre “Tempo, Bens e Talentos”.

em

III. A família cristã está sob ataque

As desavenças familiares e o ódio pela família já foram prenunciados pelo apóstolo Paulo como características de uma geração perversa e de tempos trabalhosos, como os que vivemos. Entre as muitas características listadas por Paulo no texto de 2Timóteo 3.1-5, constam essas: “Os homens serão (…) desobedientes aos pais, (…) sem amor pela família” (NVI).

Desde os dias de Caim, vê-se na terra irmão matando irmão; mas certamente esta época em que vivemos é testemunha das maiores desordens familiares e da violência doméstica que têm posto fim à vida de muitos maridos, esposas, pais e filhos. Não bastasse o ataque ideológico contra o casamento e a família tradicional, orquestrados pelos “engenheiros sociais” [3] do nosso tempo, tristemente testemunhamos famílias se autodestruindo.

A instabilidade das famílias resulta em igrejas enfermas e em sociedades deficientes. Assim, é necessário cuidarmos de nossas casas e nos prevenirmos destes males; mas caso algum deles já nos tenha alcançado, oremos e peçamos a Deus sabedoria para tratarmos e curarmos nossos lares. Abaixo, uma lista de ataques do grande adversário das famílias contra os quais devemos nos prevenir:

1. Infidelidade conjugal

O amor verdadeiro é benigno, isto é, busca fazer o bem para a pessoa amada. Assim, amemos sacrificialmente nosso cônjuge e fujamos de toda sugestão para a traição. O pecado não compensa, deixando após si apenas vergonha, culpa e dor! “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará” (Hb 13.4).

2. Divórcio

É lamentável, mas mesmo entre os casais crentes tem-se notado grande número de divórcios. Isso demonstra que o Senhor não tem sido respeitado em muitos casamentos, pois quando há temor a Deus, os cônjuges somam todos os esforços possíveis para tratarem o casamento ferido. São palavras de nosso Senhor: “o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mt 19.6).

A Bíblia prevê algumas situações extremas em que o divórcio possa ocorrer, como um remédio de dose forte e amarga que não deve ser ingerido senão em situações muito raras. Infelizmente, vê-se que mesmo entre os filhos e filhas de Deus, o divórcio tem se tornado prática comum, tão comum que deixaria os mais liberais dos fariseus escandalizados! Mas o julgamento começará pela casa de Deus… (1Pe 4.17) Aos que banalizam o casamento, desonram seus votos de fidelidade, e flertam com o divórcio, atente para o que Deus diz: “‘Eu odeio o divórcio’, diz o Senhor, o Deus de Israel” (Ml 2.16, NVI).

3. Violência doméstica

Seja agressão verbal ou física, essa violência sempre provoca dor e causa feridas, algumas muito difíceis de recuperar. Pedro adverte os maridos para que não maltratem suas esposas, sob pena de terem suas orações impedidas (1Pe 3.7). Até mesmo na intimidade conjugal precisa haver respeito! A relação entre o casal precisa ser prazerosa para ambos e não apenas para um.

4. Perversão sexual (pedofilia, incesto)

Causa-nos espanto e ao mesmo tempo ira tomar conhecimento de pais que abusam de seus próprios filhos ou irmãos que abusam de suas próprias irmãs. A que nível de degradação moral o ser humano chegou! Pais devem ser protetores de seus filhos e irmãos devem ser cuidadores uns dos outros. Precisamos através da oração, do estudo da Palavra, de cultos domésticos e da poderosa ação do Espírito Santo em nosso interior, livrar-nos de toda impureza e criar um ambiente espiritual saudável, onde pais e filhos fossam se relacionar amorosamente, respeitosamente e decentemente. Filhos são herança do Senhor (Sl 127.3), e devem ser tratados com todo amor e carinho!

5. Rebeldia dos filhos

Filhos rebeldes são desgosto para seus pais. Mas a Bíblia já adverte: O que semear a perversidade segará males! (Pv 22.8) Muitos filhos estão hoje sofrendo dores terríveis porque maltrataram seus pais no passado e assim desonraram ao Senhor. Estão colhendo o que plantaram. Muitos estão sendo cortados da vida ainda na juventude porque transgrediram o santo mandamento de obedecer e honrar seus pais. Aos filhos, porém, que obedecem e honram seus pais, está dada esta mui grande promessa: “tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra” (Ef 6.3, NVI).

Conclusão

Que ao final dessa Lição possamos estar mais conscientes em relação ao nosso papel como cuidadores de nossa família. Não importa que lugar ocupamos, se o de pai, de mãe, de filho ou irmão, cuidemos uns dos outros! Nossa família é um bem preciosíssimo que Deus nos deu, e quanto mais amor dedicarmos a ela, mais amor receberemos dela. Que em nossas casas haja amor, respeito, perdão, alegria e confraternização diária! E que o Senhor seja o grande edificador de nossas casas, para que nossos esforços jamais sejam em vão (Sl 127.1).

___________
Referência

[1] Craig Keener. Comentário histórico-cultural da Bíblia: Novo Testamento, Vida Nova, p. 576
[2] C.S. Lewis comentava: “deixar de estar ‘apaixonado’ não precisa significar deixar de amar. Amar (…) não é meramente um sentimento. Trata-se de uma profunda unidade, mantida pela vontade e fortalecida deliberadamente pelo hábito; reforçada pela graça (no caso dos matrimônios cristãos) que ambos os parceiros pedem a Deus e dele recebem. (…) É esse amor o combustível que faz o motor do casamento funcionar; estar apaixonado foi a ignição que deu partida” (Cristianismo puro e simples, Thomas Nelson Brasil, p. 151).
[3] engenheiros sociais não são uma referência a pessoas formadas em engenharia, mas uma metáfora para formadores de opinião na sociedade que trabalham pela disseminação de novas teorias contrárias aquelas tradicionalmente aceitas e defendidas no que diz respeito ao casamento, família, criação de filhos e organização social. São filósofos, acadêmicos, jornalistas, políticos, artistas e até mesmo teólogos que vivem propondo rupturas com o que chamam de “modelo patriarcal e fundamentalista” de organização da sociedade.

Páginas: 1 2 3

Casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de quatro livros.

Trending