Siga-nos!

opinião

A lei da oportunidade e o segredo da vitória

Todas as pessoas recebem oportunidades na vida.

Michael Caceres

em

Sinal de aprovação (Foto: Lukas/Pexels)

Não importa o ambiente que você esteja inserido, as oportunidades virão até você. Por mais que nossa origem social possa afetar a maneira como lidamos com as oportunidades, sabemos que todas as pessoas receberão sua “dose”.

É isso o que nos ensina o texto de Mateus capítulo 5 e versículos 44 e 45, que diz: “Vosso Pai que está nos céus (…) faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos”.

No entanto, apesar da Palavra de Deus nos ensinar que o Senhor planeja oportunidades para todos, sabemos que algumas pessoas podem simplesmente deixar essas oportunidades passar.

Ainda que todos tenham a oportunidade de alterar a rota e alcançar mudanças de vida, nem todos sabem aproveitar aquilo que eu gostaria de chamar de “ondas de possibilidades”.

É evidente que existem fatores que podem mudar o tamanho das ondas. Algumas pessoas podem receber oportunidades melhores, enquanto que outras terão de nadar mais e enfrentar desafios maiores.

Contudo, sempre haverá uma chance de progredir em algo. Mesmo que as circunstancias pareçam difíceis, com o esforço correto é possível alcançar vitória em diversos aspectos da vida.

Para reforçar ainda mais o que estou tentado te dizer, gostaria de sugerir a leitura de Eclesiastes, no capítulo 9 e versículo 2, que diz: “Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao perverso; ao bom, ao puro e ao impuro; tanto ao que sacrifica como ao que não sacrifica; ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento”.

Agora, você deve estar fazendo a seguinte pergunta: Como posso aproveitar melhor as oportunidades? De que forma posso pegar as melhores ondas de possibilidades? O que devo fazer para progredir?

O primeiro conselho que posso dar, com base na minha própria experiência de superação, é que você precisa aprender a discernir as oportunidades que realmente dizem respeito a sua vida.

Ninguém é feliz fazendo algo que não gosta. Assim, muito mais do que buscar inúmeras oportunidades, o melhor é saber aproveitar as chances que cabem a você. Não adianta tentar entrar em algo que é para outro.

O famoso general chinês Sun Tzu disse o seguinte: “As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas”. E ele está correto. Quando agarramos as oportunidades corretas, elas geram outras maiores.

Às vezes precisamos empregar esforço em algo, pois não temos as habilidades corretas para exercer aquilo ao qual estamos sendo submetidos. Porém, se aproveitar essa chance de maneira a demonstrar seu valor, outras possibilidades surgirão.

Existem diversas histórias de pessoas que começaram por baixo, que tiveram de vender doces nas ruas ou que iniciaram em uma função de pouco prestígio em uma empresa, mas que agarraram aquela chance e alcançaram sucesso.

Tudo vai depender da maneira como você está olhando para as possibilidades que se apresentam a você. Frederich Langbridge disse certa vez: “Dois homens olham pela mesma janela. Um vê a lama. O outro vê as estrelas”.

Ao invés de reclamar e de fazer as coisas de qualquer jeito, procure olhar para tudo com otimismo e entusiasmo. Confie no que diz a Palavra de Deus, quando nos ensina que tudo contribui para o bem (Romanos 8.28).

Trending