Siga-nos!

estudos bíblicos

A fé move montanhas?

O que mais pode estar atrapalhando a sua fé ou impedindo você de ver milagres acontecendo?

em

Montanhas na fronteira de Israel e Egito (Akhil Lincoln / Unsplash)

“Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito.” (Marcos 11.23)

Na Bíblia, há dois textos paralelos a esse: (Mateus 17.20) e (Lucas 17.5-6)

Esses textos bíblicos foram resumidos por uma frase pequenininha, mas poderosa: “a fé move montanhas”. Veja aqui mais um texto relacionado:

“Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.” (1 Coríntios 13.2)

Quando a Bíblia lança essa ideia de “mover montanhas” por causa da fé, o que realmente ela realmente quer dizer? Que montanhas são essas? Vamos ao contexto. E se você tiver um tempinho, leia ou ouça o capítulo 11 inteiro para entender melhor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Eu resumi aqui pra você:

Quando Jesus estava falando aos seus discípulos, eles estavam no monte das Oliveiras, com vista para o mar Morto e o tema principal era a fé. Os discípulos estavam vendo as obras grandiosas que Jesus realizava e eles ansiavam fazer o mesmo. Então, Jesus deu instruções para eles.

Vamos analisar:

Um dia antes, Jesus pediu um jumentinho e entrou em Jerusalém, evento que chamamos de “entrada triunfal”. No dia seguinte, Ele amaldiçoou a figueira porque ela não dava frutos. Perceba que cada ação tem o seu significado simbólico. O que aconteceu em seguida? Jesus entrou no Templo e protestou quando viu aquele comércio dentro do que eles conheciam como “a casa de Deus”, ocasião em que ele disse:

“Não está escrito: A minha casa será chamada por todas as nações casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões.” (Marcos 11.17)

Jesus apresentava uma doutrina diferente, então seus ensinamentos estavam abrindo os olhos do povo. Isso fez com que os “mestres da lei” o perseguissem até a morte.

O que podemos extrair do texto até aqui?

Primeiro – Na entrada triunfal, Jesus cumpre o que está escrito em Zacarias 9.9: “Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta”. Ali Jesus declarou ser o Messias.

Segundo – Quando Ele amaldiçoa a figueira, Ele aponta para Israel que estava mergulhada em sua religiosidade e não dava frutos, pelo contrário, os escribas, mestres da lei, sacerdotes, fariseus e saduceus, estavam explorando o povo e praticando o que desagradava a Deus. Eles estavam tão cegos que não enxergaram o Messias.

Veja o que diz a Bíblia sobre isso:

“Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.” (João 1.10-11)

Terceiro – Quando Jesus entrou no Templo derrubando tudo e expulsando os comerciantes, Ele estava dizendo que ali deveria ser um local de adoração e não de exploração. E até naquele momento os judeus o questionaram:

“Que sinal miraculoso o senhor pode mostrar-nos como prova da sua autoridade para fazer tudo isso?”

E foi quando Jesus disse a eles:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias”. (João 2.18-20)

E eles ficaram ali questionando como Jesus levantaria um Templo que levou 46 anos para ser edificado em apenas 3 dias. Hoje, sabemos que Jesus estava falando do “templo espiritual” e se referia à sua própria ressurreição.

Resumindo, esse é o contexto do livro de Marcos. Como devemos então interpretar as palavras de Jesus? Que “monte” é esse que pode ser lançado no mar através da fé? Entenda os simbolismos e as metáforas. Jesus não está falando de nenhuma montanha real, mas de algo tão grande que era capaz de ofuscar a fé daqueles judeus. O que impedia os discípulos de realizar os milagres que Jesus realizava na frente deles? Falta de fé. E o que é falta de fé? Incredulidade.

Jesus entrou em Jerusalém montado num jumentinho, cumprindo uma palavra do Antigo Testamento, e os judeus não acreditaram. Depois disso, Jesus amaldiçoou uma figueira e ela realmente secou fisicamente, mas por trás dessa ação, havia um simbolismo que apontava para o povo de Israel, mostrando que não estava frutificando espiritualmente e houve uma consequência para a incredulidade daquele povo.

E, por último, Jesus expulsou os comerciantes do Templo, mostrando que aquela geração estava fazendo tudo errado. Eles eram mais religiosos do que espirituais, e isso estava afastando eles de Deus, comprometendo a fé deles, incluindo os discípulos.

O que tem atrapalhado a sua fé? Qual é a montanha que tem impedido você de seguir em frente? A falta de visão de que Jesus é realmente o filho de Deus e o Salvador? Ou você tem se sentido uma árvore sem frutos?

Veja o que diz a Bíblia sobre isso:

“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.” (João 15.16)

Quer dizer que não basta pedir algo a Deus, primeiro temos que dar frutos, ou seja, oferecer às pessoas ao nosso redor, algo que as alimente espiritualmente. E do que precisamos para dar frutos, temos que estar em Cristo e depender Dele, como o ramo depende da videira. Assim, a nossa vontade será a vontade de Deus. Quando pedimos e não somos atendidos, quer dizer que queremos algo que não está dentro dos planos Dele.

O que mais pode estar atrapalhando a sua fé ou impedindo você de ver milagres acontecendo? Será que a sua espiritualidade virou religião? Será que no seu contexto, o templo virou comércio e covil de ladrões? De acordo com o texto de Marcos, quando Jesus disse aos discípulos que eles poderiam mover as montanhas que impediam a fé de avançar e crescer, esses eram os montes que atravessam seus caminhos.

As montanhas foram usadas simbolicamente por Jesus para descrever forças poderosas, barreiras que parecem intransponíveis. Quando você olha para frente e vê uma montanha, você pode pensar que será impossível passar por aquele caminho. Então, vem Jesus e lhe diz (no espiritual): “ordena a essa montanha que se lance no mar”.

Que mar é esse? Que seja seja o mar do esquecimento, onde você lança a sua incredulidade e não se lembra mais que um dia duvidou do seu poder de crescer e vencer os obstáculos. Esse poder se chama fé.

E nesse estudo ainda cabe uma observação. Quando Jesus fez a figueira secar, não quer dizer que ele matou a raiz. Veja como está a figueira hoje, que é a nação de Israel, o povo de Deus. Deus fez a figueira secar durante um tempo, para disciplinar e ensinar. Mas a Bíblia diz que a figueira iria se renovar e começar a brotar, e isso seria um sinal de que Jesus estaria às portas (Mateus 24.32-35).

Sendo assim, receba essa palavra hoje como uma oportunidade de remover as montanhas do seu caminho, para você avançar na sua fé, de forma que ela seja inabalável.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Estude a Bíblia no Telegram

No grupo de estudos Bíblia Investigada você poderá tirar muitas dúvidas sobre vários textos bíblicos. A proposta de trabalho está baseada no jornalismo, sempre em busca de compreensão das Escrituras através de pesquisas e reportagens que incluem expressões idiomáticas, costumes judaicos e cultura dos povos antigos.

Aqueles textos que parecem confusos ou que são usados de forma inadequada podem ganhar um novo sentido e mudar nossas vidas de maneira muito positiva. A Bíblia é incrível! Quanto mais nos aprofundamos em seus ensinamentos, mais nos transformamos e caminhamos em direção ao Criador.

Se você quer fazer parte desse grupo, acesse gospelpri.me/biblia-investigada. Acompanhe a página Bíblia Investigada no Facebook acessando facebook.com/groups/apocalipsehoje/

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Jornalista e pesquisadora apaixonada pela Bíblia. Desenvolveu um trabalho de "Jornalismo Investigativo Bíblico", é autora dos livros Derrubando Mitos e Apocalipse Investigado. Seus temas envolvem missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análises de textos bíblicos.

Trending