Siga-nos!

estudos bíblicos

A doutrina da inerrância da Bíblia

A Palavra de Deus é inerrânte, infalível e inspirada.

em

Bíblia aberta (Foto: Davi Brandt/AD Lajeado)

A “Inerrância das Escrituras” é a doutrina que admite que a Bíblia não tem erro algum. Portanto, não pode ser atualizada ou corrigida, como argumentam alguns falsos mestres.

“Porque na verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem , nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.” (Mateus 5:18)

Assim, a Palavra de Deus é incorruptível e, por isso, plenamente confiável. Sendo ela de inspiração divina, não pode conter erros ou contradições.

Inerrância da Bíblia

Essa é uma doutrina segundo a qual a Bíblia não contém erro algum, o que significa dizer que que ela é verdadeira em tudo o que afirma e expõe.

Nesse sentido, às Escrituras não apresenta erros doutrinários, históricos, culturais, científicos ou em qualquer outro aspecto.

A base desta doutrina está no fato de que Deus não pode errar, então, sendo Ele o autor do Livro Sagrado, ela não pode apresentar erros.

Em outras palavras, a Inerrância, Infalibilidade e Inspiração da Bíblia estão unidas.

Por isso, declaramos que “a Bíblia é a nossa única fonte de autoridade, inerrânte, infalível, completa e inspirada Palavra de Deus”.

Apesar de não aparecer nas Escrituras, o termo “inerrância” tem sua ideia presente nos textos inspirados. Como em Provérbios, em que está escrito que “toda Palavra de Deus é pura” (Provérbios 30:5).

Em Salmos 18:30 também podemos ler que “a Palavra do Senhor é provada”.

Por sua vez, 2 Samuel 22:31 nos diz que “o caminho de Deus é perfeito e a Palavra do Senhor, refinada”.

Por fim, devemos lembrar que Jesus Cristo atestou a inerrância da Palavra de Deus, afirmando que nem um jota ou um til se omitiria da Lei (Mateus 5:18).

Jesus Cristo também afirmou que “a Escritura não pode ser anulada” (João 10:35).

Trending