Siga-nos!

Estudos Bíblicos

A chamada profética de Samuel

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical da Lição 3 do trimestre sobre “O Governo Divino em Mãos Humanas – Liderança do Povo de Deus em 1º e 2º Samuel”.

Tiago Rosas

em

II. O desenvolvimento do ministério de Samuel

1. O crescimento profético de Samuel

O terceiro capítulo de 1Samuel é fundamental para conhecermos o chamado e os primeiros anos de desenvolvimento do ministério do profeta Samuel. Recomendo ao leitor que não prossiga na leitura do nosso artigo sem que primeiro tenha lido atentamente o capítulo bíblico em questão.

Observe que Samuel crescia servindo ao Senhor sob a direção do sacerdote Eli, que a despeito de seu fracasso na liderança dos próprios filhos, demonstrou-se um tutor eficaz para o menino.

O ministério profético de Samuel foi semeado por seus pais quando entregaram a criança para dedicação integral e exclusiva ao Senhor (1.28); essa “semente” brotou numa época de muita aridez espiritual, quando a revelação da Palavra do Senhor aos homens “era muito rara” e quando as visões sobrenaturais recebidas de Deus “não eram frequentes” (3.1); cresceu em meio aos espinhos que podiam sufoca-la, mas não conseguiram, dado a firme posição de Samuel em não imitar os mesmos erros dos filhos de Eli, antes dedicar-se em servir ao Senhor (3.1,15); e mesmo na velhice, essa semente que agora era uma árvore frondosa, não deixou de dar frutos (veja-se os muitos discípulos que Samuel deixou, através do “rancho” ou “escola de profetas” – 1Sm 19.20).

2. A formação profética de Samuel

Destacamos alguns aspectos do caráter e do serviço do menino Samuel, e que mostram como ele se desenvolveu bem, sendo inclusive exemplo para nós hoje. Samuel “cresceu” com os pés firmados pelo Senhor, mas muitos hoje “incham”, cheios de insubmissão, soberba e rebeldia, não gozando de aprovação divina, mesmo que acumulem muitas obras.

a) Samuel “servia ao Senhor” (v. 1), isto é, demonstrava reverência pelas coisas santas e dedicava-se a atividades religiosas no santuário.

b) Samuel estava “perante Eli” (v. 1), evidenciando sua humilde submissão ao sacerdote-líder.

c) Samuel demonstrava prontidão respondendo “eis-me aqui” sempre que chamado (vv. 4-10).

d) Samuel realizava tarefas simples como abrir as portas da Casa do Senhor (v. 15).

e) Samuel não se orgulhava, antes temia diante das revelações que recebia (v. 15).

f) Samuel era obediente ao seu mentor (vv. 16-18).

3. A disciplina de Samuel

Samuel foi honrado por Deus porque primeiro honrou a Deus. Enquanto os filhos adultos de Eli sofriam reprovação popular devido suas notórias transgressões (2.22), o jovem aluno Samuel gozava de boa reputação, devido sua dedicação fiel às coisas de Deus e sua pronta submissão ao sacerdote que lhe mentoreava.

E era assim que “crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra. Todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado como profeta do SENHOR” (3.19,20). O que se diz do jovem Samuel assemelha-se ao que Paulo testemunha sobre o jovem obreiro Timóteo: “Mas vocês sabem que Timóteo foi aprovado, porque serviu comigo no trabalho do evangelho como um filho ao lado de seu pai” (Fp 2.22).

Que sejamos disciplinados como Samuel, não nos embaraçando com os que persistem na prática do pecado, antes sendo fiéis a Deus e dedicados ao serviço santo. “Aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens” (Rm 14.18).

Páginas: 1 2 3

Casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de quatro livros: A Mensagem da cruz: o amor que nos redimiu da ira (2016), Biblifique-se: formando uma geração da Palavra (2018), Reflexões contundentes sobre Escola Bíblica Dominical (versão e-book, 2019), e Poder, poder pentecostal: reafirmando nossa doutrina e experiência, à luz das Escrituras Sagradas (lançamento previsto para final de 2019).

  • Estudos Bíblicos 1 dia atrás

    Especialista em pregação bíblica ensina elaborar sermões impactantes em 30 dias