Siga-nos!

Sociedade

87% dos americanos “acredita” em Deus, mas nem todos “creem” em sua existência

Apesar de parecer contraditória, pesquisa evidência “fé duvidosa”.

em

Mãos em oração no banco da igreja. (Foto: Himsan / Pixabay)

Segundo Instituto de pesquisa Gallup, quase nove em cada dez norte-americanos acreditam em Deus, mas quando a pergunta é feita de maneira diferente a porcentagem cai para menos de sete a cada a dez.

Quando os entrevistados foram questionados sobre se acreditam em Deus 87% disseram que sim. Mas quando questionados se estão convencidos de Sua existência, apenas 64% responderam afirmativamente.

A Gallup mede a visão dos americanos sobre Deus e a religião como parte de sua pesquisa Valores e Crenças – uma das 12 pesquisas que compõem a Gallup Poll Social Series.

A última pesquisa foi feita em 2017 e esses dados estão sendo avaliados hoje pela própria Gallup que consegue ver a variação desses resultados.

“Colocar uma porcentagem na crença dos americanos em Deus depende de como você define ‘crença'”, diz nota da instituição de pesquisa.

“Se o padrão é certeza absoluta – sem cobertura e sem dúvida – é algo em torno de dois terços [dos entrevistados]. Se o padrão é uma propensão a acreditar em vez de não acreditar, então o número está em torno de três quartos”, conclui.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE