Siga-nos!

cosmovisão

666: o número da besta

O domínio do governo de satanás na Terra.

em

666 (Foto: Direitos Reservados/Deposiphotos)

Em ‭‭Apocalipse‬ ‭13:1-18‬, temos a descrição do que seria a implementação de um governo maligno, inspirado diretamente. A besta do Apocalipse é uma figura política que recebe poder e autoridade de satanás para dominar sobre o mundo. De acordo com a descrição da Bíblia, as nações adoram a besta e recebem sua marca na testa ou na mão.

Ao relatar como um monstro que sobe do mar, João está dizendo que tal monstro simboliza um governo maligno, ou seja, contrário a Deus e que tem o objetivo de ser “deus” na vida das pessoas. Essa figura monstruosa, que possui 10 chifres e 7 cabeças, simboliza todos os impérios malignos que satanás tem usado para perseguir o povo de Deus.

A besta descrita por João tinha:

  • Dez chifres; com dez coroas
  • Sete cabeças com sete nomes de blasfêmia;
  • Aparência de leopardo;
  • Pés de urso;
  • Boca de Leão;

A descrição bíblica aponta que o dragão (satanás) deu autoridade e poder à besta para governar o mundo. Uma das cabeças da besta tinha sido ferida mortalmente mas tinha sido curada. As pessoas se maravilhavam com esse milagre e adoraram a besta e o dragão (Apocalipse 13:3-4).

Os impérios representados através das 7 cabeças, simboliza todos os impérios malignos que satanás tem usado para perseguir o povo de Deus.

Esses impérios são:

  1. Babilônia: comandada pelo ditador Nabucodonosor;
  2. Egito: comandado por Faraó;
  3. Síria: que dominou Israel através do ditador Hasael;
  4. Pérsia: comandada pelo rei Ciro;
  5. Grécia: com Alexandre, o grande, como seu principal líder;
  6. Império Romano: que possui vários imperadores;
  7. Roma papal religiosa: que foi a continuação da influência e poder político do Império Romano, ressurgindo através da Igreja Católica

O mar simboliza as nações mundiais que esses impérios comandavam e ainda comandam. Sendo que o próprio profeta Isaías advertiu: “Ah! O bramido das numerosas nações; bramam como o mar! Ah, o rugido dos povos; rugem como águas impetuosas!” (Isaías 17:12).

Para entendermos melhor essa visão de João, vale novamente lembrarmos que ele está tendo uma continuação e especificação ainda mais detalhada da visão que o profeta Daniel teve milhares de anos atrás, que foi retratada em ‭‭Daniel‬ ‭7:1-28‬ ‭.

Repare que a visão de João, tem uma forte semelhança com a de Daniel, podendo tranquilamente entendermos que se trata de uma continuação e aprofundamento apocalíptico necessário para o entendimento do fim.

Como vimos, o monstro com 7 cabeças simboliza os 7 impérios que comandavam o mundo de sua época, ou é apenas mais um indicativo de Deus que existirá impérios humanos e carnais até que Ele volte dos céus e estabeleça seu Reino completamente.

E os 10 chifres, o que poderia significar? Os chifres, conforme a visão de Daniel e essa de João, significa liderança, ou seja, representa uma pessoa sendo designada para comandar um império, governo ou nação. Por que são 7 cabeças mas não 7 chifres? Por que existem aí 3 chifres a mais? Aqui vamos entender que, o Império Romano se tornou em Roma papal, ou Igreja Católica, liderada pelo papa, porém, com o passar do tempo, houve um racha na Igreja Católica, que deu início à fundação da Igreja Ortodoxa, liderada pelo patriarca de Constantinopla, pois não houve concordâncias entre os cristãos do Oriente e do Ocidente, que se tornaram ortodoxos e católicos, tendo como pano de fundo questões teológicas complexa e também profundas divisões políticas.

Essa divisão ocorreu no ano 1054. O terceiro chifre a mais, completando então os 10 chifres é a existência do último Império Maligno sobre a humanidade, que perseguirá ferozmente aos cristãos em todo o planeta, e estabelecerá por um determinado tempo que Deus determinou um governo único sobre a terra, onde todos terão que se render a uma única crença espiritual, que certamente não será Deus, a uma única religião, que certamente não incluirá a Igreja, pois já terá sido arrebatada, ou estará sendo censurada e perseguida, uma só moeda e leis que aprovam todo tipo de carnalidade, pecado e injustiça, fazendo com que as leis que conhecemos hoje, que busca proteger a moral e a integridade das pessoas seja totalmente corrompida e deformada.

Esse último chifre, será o anticristo. Tal império será rápido como um leopardo para fazer se cumprir seus intentos malignos, usando de toda tecnologia e poder político necessário para um controle populacional mundial através de monitoramentos, controle da mente e de cada passo dos seres humanos que aqui estarão. Seus pés eram como de um urso, pois tal império anticristão irá atacar, derrotar e acabar com todos os que se levantarem contra suas ideologias e intentos e aqui a Igreja Cristo se inclui, pois Deus irá permitir que esse anticristo derrote a todos nós, nos tirando a influência, o poder e a própria vida de muitos, mas também seremos em um desses momentos arrebatados aos céus, deixando o caminho livre para ele reinar, pois Deus precisa que ele seja usado por Satanás e assim cumpra as colheitas finais que a humanidade e o planeta de modo geral precisam colher por seus pecados.

A boca desse império era como de um leão, pois ele desejara tomar o lugar do Leão da Tribo de Judá, que é Jesus Cristo, e ordenará que todos vejam a liderança dele e de seu governo como o próprio Deus na terra e todos terão medo de suas ameaças e ataques.

Ele zombará de todas as crenças de todas as religiões que passaram ou ainda estarão no mundo. Zombará de todo tipo de busca por espiritualidade e obrigará a todos a centralizarem sua adoração nele, somente nele e no seu governo. Ele não aceitará nenhum tipo de , religião ou crença que não seja algo relacionado a ele e ao seu poder. Todos se dobrarão a ele e o adorarão, menos, é claro, a Igreja de Cristo, composta por cristãos fiéis e corajosos, que não aceitarão se prostrar pra ninguém a não ser ao único e verdadeiro Deus.

Por causa dessa “rebeldia” dos cristãos contra o anticristo, ou seja, o primeiro monstro, muitos serão perseguidos, torturados, presos e outros mortos, isso até que chegar o momento do grande arrebatamento onde todos serão tirados da terra num piscar de olhos.

João visualiza na sequência o surgimento de outro monstro, mas esse não surgia do mar, como o primeiro, esse surgia da terra e ele tinha dois chifres parecidos com os de um carneiro, mas falava como um dragão. Usava toda a autoridade do primeiro monstro, na sua presença. Forçava a terra e todos os que moram nela a adorarem o primeiro monstro, aquele cuja ferida mortal havia sido curada. Esse segundo monstro fez coisas espantosas. Fez com que caísse fogo do céu sobre a terra, na presença de todas as pessoas. E enganou todos os povos da terra, por meio das coisas que lhe foi permitido fazer na presença do primeiro monstro.

O segundo monstro disse a todos os povos do mundo que fizessem uma imagem em honra ao outro monstro, que havia sido ferido pela espada e não havia morrido. O segundo monstro recebeu poder de soprar vida na imagem do primeiro, para que ela pudesse falar e matar todos os que não a adorassem. Ele obrigou todas as pessoas, importantes e humildes, ricas e pobres, escravas e livres, a terem um sinal na mão direita ou na testa. Ninguém podia comprar ou vender, a não ser que tivesse esse sinal, isto é, o nome do monstro ou o número do nome dele. Isso exige sabedoria. Quem é inteligente pode descobrir o que o número do monstro quer dizer, pois o número representa o nome de um ser humano. O seu número é seiscentos e sessenta e seis!

Esse segundo monstro, surge de dentro do primeiro, pois esse primeiro monstro é o símbolo do Império Romano que chegará até o último Império do anticristo. Portanto, a Roma papal é a representação desse segundo monstro, pois será ela, a Igreja Católica, através do seu líder máximo, o papa, que apresentará ao planeta todo o anticristo e fará maravilhas.

Tal monstro apareceu como um Carneiro com dois chifres, porém falava como um dragão! Assim mesmo é a Roma papal e toda a Igreja Católica. Seu papa e muitos de seus padres, possuem uma fala louvável, pregam e ensinam até mesmo sobre a Bíblia, usam vestes santas e inclusive nem casar se casam para manterem sua castidade, porém, são servos de Satanás, pois continuam adorando a imagens de homens e de mulheres, fazem alianças com religiões contrárias a fé cristã, possuem casos de imoralidade sexual de todas as formas, corrupções financeiras escandalosas e nunca confrontam os pecados da humanidade, pois consideram todos “filhos de Deus”.

Sua aparência é de cordeiro, parecendo serem de Jesus, mas não são, pois pertencem ao dragão, a satanás e tal igreja será fundamental para unir todos os povos, todas as religiões e todas as culturas para convencê-los a se renderem a esse líder mundial que se passará por “Deus” na terra.

Deus irá permitir que tal papa e tal sistema de Roma papal use tecnologias e todo tipo de inteligência artificial para manifestarem “milagres” e ações “sobrenaturais” para que todos os povos acreditem que tal homem é um “deus” na terra e deve ser louvado. A Roma papal trará vida ao já antigo Império Romano e tal império será o último sistema de liderança diabólica antes de Jesus Cristo voltar e reinar para sempre.

O anticristo, o primeiro monstro, esse último líder mundial, que será apresentado pelo papa, o segundo monstro, terá o planeta totalmente projetado e construído com todo tipo de tecnologia, sistema de inteligência artificial, uma única moeda, uma única forma de pagamento, um único tipo de sistema judiciário, uma única constituição mundial, uma única religião, logo, irá impor a obrigatoriedade para que todas as pessoas tenham um sinal na testa ou na mão se quiserem comprar, vender e viver nesse novo mundo anticristão.

Mas o que seria essa marca na testa e na mão? Duas interpretações aqui são possíveis, podendo as duas serem reais nesse tempo que o mundo viverá! A primeira interpretação é que a palavra ensino vem do latim insignare, que significa “gravar, colocar uma marca em”, de in, “em”, mais signum, “marca, sinal”.

Ou seja, tal marca na testa, certamente será o novo tipo de ensino anticristão sobre as questões espirituais, morais e sociais, que rejeitará totalmente a Deus e sua palavra e exaltará a adoração ao anticristo e as normas carnais de seu governo! A marca na mão é as ações e práticas que tal líder anticristão irá obrigar as pessoas a terem, pois nenhum tipo de ação e comportamento diferente do que ele e seu governo desejam, será aceito e tolerado!

Outra interpretação é o entendimento que a marca na testa ou na mão, será o famoso e debatido chip que será colocado dentro de cada ser humano através de uma micro cirurgia, para que, ele nunca mais precise usar dinheiro, ou cartão e possa ter a mesma tecnologia de um cartão dentro de um chip que será do tamanho de um arroz ou menor ainda dentro do próprio corpo, que os próprios cientistas nos últimos anos tem concordado que dois locais mais seguros e com menos riscos a saúde é exatamente na mão e na testa!

Tal chip terá outras funções e diferentes especificidades, pois a tecnologia permitirá além de poder fazer pagamentos e transições bancárias, dada a oportunidade tecnológica como a abertura de portas eletrônicas, verificações e memorizações de senhas, monitoração de temperatura do corpo, armazenamento de informações e arquivos, e controle total de todos os sistemas que o corpo humano possui para ser o tempo todo monitorado!

Certamente o anticristo só permitirá que os seres humanos coloquem esse chip se declararem total adoração e amor a ele e o abandono de todo tipo de fé em outro Deus, inclusive por Jesus Cristo! Se a igreja estiver ainda na terra nesse determinado momento da história, terá que se submeter a não colocar esse chip, pois teria que negar a Cristo para tê-lo e pedir a Deus força para encontrar outras formas de sustento, caso não for possível, deverá morrer de fome por Cristo, para não perder sua eternidade! Muitos acreditam que antes de chegar o tempo do chip a igreja já foi arrebatada e eu também creio nisso, mas sempre é bom estarmos preparados para agirmos caso estivermos aqui! Digamos que para colocar o chip não seja exigido o abandono da fé? Você colocaria igual?

É certo que, ao colocarmos tal chip, existirá dentro dele todo um sistema de rastreio e talvez a possibilidade de uma execução da própria vida ordenada pelo anticristo e seus subordinados, caso tal pessoa não obedecer e se prostrar ao último imperador e ao governo que lidera! Digamos que a igreja nesse momento já tenha sido arrebatada, certamente ainda existirá na terra pessoas corretas, que não aceitarão de forma alguma a aquisição desse chip em seu corpo, pois não aceitarão serem controladas e monitoradas e com toda certeza morrerão de fome, pois não poderão comprar nada sem essa marca ou serão mortas mesmo!

João finaliza dizendo que os sábios e inteligentes saberão quando esse último monstro, ou seja, imperador surgirá na terra, pois seu número será 666 (seiscentos e sessenta e seis) e tal número representa o nome de um ser humano!

Repare que é importante analisarmos esse número através da visão judaica para entendermos ele melhor!

Aqui temos que analisar quatro números: 3, 6 60 e 600!

Como são 3 números 6, um 6 em destaque, um 60 e o 600 na quantia, é necessário analisar cada um deles nesse momento:

O número 3 simboliza equilíbrio ou estabilidade, continuidade e permanência. É considerado o número da perfeição ou completude divina.

Este número mostra-se frequentemente nas Escrituras e na vida judaica. Simboliza a trindade de Deus através do Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo a a nossa trindade humana que é composta por espírito, alma e corpo!

O número 6 simboliza o mundo natural, ou seja, a própria figura limitada e passageira do homem na terra!

O número 60 significa potencial e habilidade de harmonização! O anticristo será alguém de muitas habilidades, dons sobrenaturais e com forte poder de persuasão e convencimento e isso é um fato, pois Jesus afirmou que até mesmo algumas pessoas cristãs se deixarão levar por seus feitiços e manipulações!

O número 600 simboliza o 6 que é o homem e mais dois zeros! O número 0 é a essência da criação. Tudo o que existe no mundo físico teve origem do zero, e acabará no zero, ao percorrer um círculo completo. Dois zeros então simbolizam que, tal império será governando por um homem que finalizará de uma vez por todas todo possível império humano, pois Jesus virá e destruirá tanto esse anticristo como seu governo!

Portanto, o número 666 é apenas um número simbólico e profético que anuncia que, o último líder mundial irá ser um homem (6), que governará todas as pessoas controlando elas em seu espírito, alma e corpo (3), será alguém com alto potencial de persuasão e todo poder convencimento (60) e será aquele que representará o último governo humano carnal e pecaminoso na terra (600) tendo que ser destruído e abrindo espaço para o governo e senhorio total de nosso Senhor
e Salvador Jesus Cristo!

Ainda vale ressaltar aqui que, na época do apóstolo João uma outra interpretação tenha mais sentido para a época que ele viveu, pois na antiguidade era comum, na usar números para disfarçar um nome.

Nos alfabetos grego e hebraico, toda letra tem um número correspondente. Então, se você somasse todas as letras do seu nome, você tinha um código numérico. Nesse tempo antigo, era costume disfarçar nomes substituindo-os por números, por exemplo, vamos analisar como era escrito o nome de Anna: “A” vale 1 e “N” vale 50. Anna, então, seria 102. Se você escrevesse naquela época o nome do imperador Nero Cesar no alfabeto hebraico, a equação ficaria: 200+60+100+50+6+200+50 = 666. Impressionante não é mesmo?

Historiadores acreditam que a perseguição de Nero a cristãos em Roma fez com que ele fosse uma figura odiada pelos primeiros cristãos e por isso o apóstolo João já via ele como uma figura do anticristo em sua época e quando os cristãos leram sua carta apocalíptica logo imaginavam que era de Nero Cézar que ele estava falando.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Pastor da Igreja Aviva Panambi, Bacharel em Teologia, Pós Graduado em Liderança Exemplar, especialista em Aconselhamento Pastoral e Libertação e Cura, Escritor com dois livros lançados, Músico e Compositor. É casado com Cíntia Stürmer e pai do Benjamin e Natanael.

Trending