Siga-nos!

igreja

Igreja Luterana na América elege primeira pessoa trans como bispo

Megan Rohrer é conhecido por seu ativismo LGBT dentro do cristianismo.

em

Megan Rohrer
Megan Rohrer (Foto: Divulgação/ELCA)

No último sábado (8), Megan Rohrer, que usa o título de “pastor” e se identifica como transgênero, da Grace Lutheran Church, em San Francisco, responsável por coordenar um trabalho comunitário do Departamento de Polícia da cidade, foi selecionado como bispo oficialmente.

Rohrer é a primeira pessoa abertamente transgênero a se tornar bispo na The Sierra Pacific Synod of the Evangelical Lutheran Church of America (ELCA), ou em qualquer outra denominação importante nos EUA.

Além de ser também o primeiro transgênero a ser ordenado na ELCA em 2006 e depois ser pastor da Grace Lutheran em 2014.

“Durante este tempo, quando alguns imaginam as pessoas trans no seu pior, os luteranos declararam mais uma vez que as pessoas trans são lindas crianças de Deus. Obrigado a todos que têm orado por mim e por minha família enquanto eu aceito este chamado”, disse Rohrer ao Religion News.

Defendendo o movimento LGBT

Durante a eleição episcopal de sábado, o reverendo Jeff R. Johnson, pastor da Universidade da Califórnia, capela luterana de Berkeley estava liderando, portanto Rohrer foi eleito e derrotou Johnson.

Rohrer é conhecido por defender os direitos LGBTQ no ativismo de rua, com textos e pregações. O pastor de 41 anos também trabalha com os sem-teto e apareceu nos perfis das revistas Time e Cosmospolitan, e na série de televisão “Queer Eye”.

O bispo contou que enquanto frequentava a universidade luterana foi exspulso do grupo de jovens depois que declarou ser lésbica, após a faculdade ela começou a se identificar como transgênero, antes de iniciar o seminário luterano progressista em 2006.

De acordo com o Christian Headlines, a ELCA tem 180 congregações ao norte da Califórnia e no norte de Nevada, contando com mais de 36 mil membros e cerca de 13 mil fiéis que comparecem aos cultos dominicais, seus bispos são eleitos por mandatos de seis anos.

Trending